26 abril 2009

Bolo de cenoura

Depois de ver esta receita no blog da Leonor de Sousa Bastos http://www.flagrantedelicia.com/ não consegui resistir pois para além de levar cenourinha leva também amêndoa e pouquinha farinha. Recomendo que façam uma visita a este blog pois é maravilhoso. É tudo feito com muito carinho, bom gosto e criatividade, para além de nos apetecer provar tudo pois com as fotos fantásticas que tem tudo é delicioso.


A única alteração que fiz foi cobrir o bolo com chocolate pois gosto muito da combinação.
Aqui vai a receita: 6 ovos, 300 g de açúcar mascavado, 300 g de farinha de amêndoa (amêndoa moída), 300 g de cenoura ralada, 30 g de farinha de trigo, 20 g de maizena, 50 ml de leite e raspa de meio limão.

Comecei por pré-aquecer o forno a 180ºC. Untei e polvilhei com farinha uma forma sem buraco. Bati as claras em castelo e reservei. Comecei por bater as gemas com o açúcar até que a mistura ficasse espessa e esbranquiçada. De seguida juntei a raspa de limão e o leite e bati bem. Envolvi as claras em castelo com a mistura e misturei suavemente as farinhas (a maizena, a farinha de trigo e a farinha de amêndoa), com movimentos de cima para baixo. Finalmente envolvi a cenoura ralada e levei ao forno até estar cozido.

Cobri com uma tablete de chocolate derretida com 3 colheres de sopa de leite.

ADOREI. Este bolo tem uma textura fantástica e é mesmo delicioso.

A minha picadora não está a funcionar muito bem por isso a minha farinha de amêndoa não ficou muito moída mas acho que o bolo ficou muito agradável com os bocadinhos que vamos encontrando em cada dentada.

Bom apetite!!!

22 abril 2009

Cozinhar com crianças - preciso da vossa ajuda

Preciso da vossa ajuda. Fui convidada pela educadora da minha princesa para ir contar uma história (que ela sugeriu ser de culinária, vá-se lá saber porquê ;-) e depois fazer com os meninhos alguns bolinhos ... ou seja, uma aula de culinária interactiva. Gostava de saber a vossa opinião e que conselhos me podem dar sobre que bolinhos posso fazer com eles. Eu lembrei-me de fazer bolachinhas (mas sem ser decoradas parece que não tem piada), bolinhas de côco (mas se calhar as crianças não gostam muito de côco), palmiers, almendrados (a minha filhota adora ajudar-me a pôr as amêndoas em cima de cada montinho)...
Fico à espera da vossa ajuda. Obrigada.

17 abril 2009

Os meus primeiros Profiteroles

Já andava a namorar os profiteroles que iam aparecendo pela blogosfera há bastante tempo mas achava sempre que eram muito difíceis de fazer e nunca me aventurei. Ontem a minha manita fez anos e quiz surpreendê-la com um bolo diferente...e ela adorou. Realmente não é assim tão difícil e o resultado fica mesmo bonito e saboroso. Claro que a ajuda da bimby para fazer a massa choux foi uma mais valia pois em 6 minutinhos fiquei com a massa pronta. Para o recheio resolvi fazer o creme de ovos que tinha feito para a torta pois é muito bom e chantily. Cobri com um topping de chocolate. Os fios de ovos foram a única coisa que comprei.
Aqui vai a receita:

Massa Choux (Bimby) - 250g de água, 100g de manteiga, 1 colher de chá de sal, 1 pitada de açúcar, 160g de farinha e 4 ovos.
Deitei primeiro no copo a água, a manteiga, o sal e o açúcar e programei 5min, 100ºC, vel. 1. De seguida juntei a farinha de uma só vez e programei 15seg, vel. 4. Deixei a massa arrefecer 5 min e depois adicionei os ovos previamente batidos com a bimby na vel.4. Deixei a massa repousar um bocadinho e depois fiz pequenos montinhos com a juda de uma colher de chá (pois não tinha saco de pasteleiro) em cima de um tabuleiro untado com manteiga e levei ao forno a 200ºC cerca de 15 minutinhos. Antes de os tirar do forno deixei-os mais 5 minutos com a porta entreaberta para eles saírem mais sequinhos. Depois de arrefecerem abri-os (mas só um bocadinho para não os partir em dois) com a ajuda de uma tesoura.
Creme de ovos - 4 gemas, 1/2 chávena de açúcar e 1/2 chávena de leite
Misturei as gemas com o açúcar e fui adicionando o leite morno aos pouquinhos. Levei ao lume até engrossar e deixei arrefecer.
Chantily - natas frescas e 2 colheres de sopa de açúcar
Bati muito bem até ficar bem preso.
Topping de chocolate (Bimby) - 1 tablete de chocolate e 1 pacote de natas
Coloquei o chocolate e as natas no copo e programei 7 min, 90ºC, vel.4.

Servi fresquinho.
Esta receita deu para cerca de 60 profiteroles.
A repetir muitas vezes :-)
Bom apetite!!!

14 abril 2009

Torta de cenoura com creme de ovos

Esta Páscoa resolvi fazer uma torta de cenoura recheada com creme de ovos. Ficou muito saborosa e muito molhadinha.
Aqui vai a receita:
Torta: 500g de cenouras, 5 ovos, 400g de açúcar, 125g de farinha e raspa de 1 laranja
Creme de ovos: 4 gemas, 1/2 chávena de açúcar e 1/2 chávena de leite
Comecei por pôr as cenouras a cozer.
De seguida preparei o creme de ovos misturando as gemas com o açúcar e fui adicionando o leite morno aos pouquinhos. Levei ao lume até engrossar e deixei arrefecer.
Depois de as cenouras estarem bem cozidas reduzi-as a puré e juntei-lhe raspas de uma laranja. Bati as gemas com o açúcar e juntei ao puré de cenouras. Finalmente juntei a farinha e as claras em castelo.
Untei um tabuleiro com margarina e forrei-o com papel de vegetal também untado. Levei ao forno a 200ºC cerca de 20 minutinhos.
Mal desenformei cobri com o creme de ovos e enrolei com muito cuidado (mas mesmo assim a torta ficou partida, alguém sabe algum truque para as tortas não partirem?)Polvilhei com açúcar e como era Páscoa decorei com algumas amêndoas .

10 abril 2009

Boa Páscoa

Este foi o resultado final dos vários testes de bolachinhas que fizemos cá em casa. Como vos contei num post anterior este ano eu e a minha princesa resolvemos fazer bolachinhas decoradas com glacé, almendrados e palmiers para oferecermos às educadoras da escolinha. Resolvi comprar estes pintainhos para pôr os saquinhos de docinhos para ficar ainda mais bonitinha a lembrança. Como podem ver na foto a minha princesa mais uma vez ficou toda enfarinhada ... mas valeu a pena, foi uma tarde bem passada. Para as educadoras terem a certeza que foi ela que me ajudou tirei foto e fizemos um postalinho para cada uma. Acho que elas gostaram muito e nós ficámos todas contentes. Agora só esperamos que também tenham gostado dos docinhos.
Aproveito para desejar uma Boa Páscoa a todos os que passam neste cantinho.
As receitas estão em posts anteriores (a única diferença foi que resolvemos pincelar com gema de ovo as bolachinhas para ficarem mais douradinhas).

07 abril 2009

Camarões à moda do avô "Calalo"

Estes camarões têm diversos nomes mas todos eles um pouco estranhos e pouco apropriados para partilhar, acho que o menos mau é "cabras cegas" (não me perguntem porquê pois não faço ideia) mas que são uma maravilha ai isso são.
Desde pequenina que me lembro de ver o meu avô comer estes camarões em cima de um naco de broa e eu sempre que podia ia lá roubar um bocadinho ;-)

Estes camarões são muito pequeninos (por isso é que se come tudo) e muito saborosos e o meu avô ainda lhes junta cebola muito picadinha, salsa, azeite e vinagre e às vezes um bocadinho de pimenta. Ficam tão bons a acompanhar com broa e uma cervejinha fresquinha ;-)

Hummmmm

01 abril 2009

A sobremesa da Xana

Experimentei esta sobremesa pela primeira vez em casa da minha amiga Xana e foi amor à primeira dentada. É super fresca e deliciosa. A Xana costuma fazer com pêssego em calda mas eu como tinha moranguinhos e como estes casam tão bem com natas e chocolate, resolvi experimentar e ficou deliciosa. Os anos do meu querido avô Zé Clarinho foram o mote para fazer esta receita...e todos gostaram.
A receita é muito simples pois baseia-se numa receita de mousse de chocolate, chantilly, morangos e palitos de la reine.

Começa-se por triturar alguns morangos até obter um suco em que se possa molhar os palitos de la reine (se se fizer com o pêssego em calda basta embebê-los na calda). Dispôem-se no fundo de uma taça. Cortam-se os restantes morangos e espalham-se por cima. e depois vamos alternado colheradas de mousse com colheradas de chantilly.

A foto não é das mais bonitas pois como tive de transportar a sobremesa tive de pôr papel selofane que ficou colado à sobremesa e deu-lhe este aspecto picotado...mas acreditem que é muito boa.

Bom apetite!!!
Adenda: Ups...esqueci-me de colocar as quantidades por isso aqui vai.
Para a mousse: 1 tablete de chocolate de culinária, 6 ovos, 6 colheres de açúcar e uma colher de sobremesa de manteiga. Bati as 6 claras em castelo. Derreti a tablete em banho maria com a manteiga. Juntei as gemas e bati bem. Finalmente envolvi com as claras.
Para o chantilly: 1 pacote de natas frescas e 2 colheres de sopa de açúcar. Juntar tudo e bater até ficar sem cair.
Para o resto da sobremesa: 1 pacote de palitos de la reine e 500g de morangos.

Cebola para a tosse

No site da Inês http://oumbigo.blogspot.com/ (que eu recomendo pois tem coisas lindíssimas e ideias super originais) encontrei esta dica preciosa para a tosse.

Acreditam que a cebola que usamos para tantos e tão bons cozinhados ... é também um milagroso remédio para a tosse.

Ela diz que quando estivermos com tosse para cortarmos uma cebola crua para uma taça com água (não precisamos de cobrir a cebola toda) e pormos perto de nós que a tosse pára ou acalma drasticamente em alguns minutos (ela já usa esta mezinha há bastante tempo e resulta sempre). Ela também diz que fica um cheirinho desagradável pela casa mas entre dormir sem tosse ou cheirar menos bem...eu cá prefiro dormir sem tosse.

Como a minha princesa tem tantas vezes tosse obrigada pela partilha desta mezinha pois se resultar vou ganhar horas de sono :-)

Adenda: Ups ... agora é que reparei que hoje é dia das mentiras e para não pensarem que é uma mentira minha espreitem o blog da Inês pois ela publicou esta mezinha ontem (ainda bem que me lembrei se não iam pensar que estava a brincar).