26 novembro 2007

Açorda de pescada com camarão

Esta açorda é tão boa que têm de experimentar.
Para 4 pessoas é preciso 2 ou 3 postas de pescada, 500g de camarão, 1 cabeça de alho, 6 pães, 4 ovos e 1 molho de coentros.
Primeiro cozem-se os camarões e descascam-se (se quiserem podem usar miolo de camarão congelado). De seguida (noutra panela) coze-se a pescada com um dente de alho esmagado e sal e guarda-se a água para posteriormente se embeberem os pães. Picam-se os alhos e põem-se a refogar numa panela com azeite. Quando já estiverem douradinhos juntam-se os camarões para fritarem bem. De seguida junta-se o pão embebido na água de cozer a pescada, a pescada desfiada e sem espinhas e os coentros bem picadinhos. Finalmente juntam-se os ovos para a açorda ganhar mais consistência. Quando se faz com ovos caseiros fica com um aspecto ainda mais delicioso (mas desta vez não tinha). E quando temos visitas costumamos pôr a açorda dentro de um pão alentejano pois dá logo uma apresentação diferente. Bom apetite.

25 novembro 2007

Leite Creme

Esta receita de leite creme é muito cremosa e faz-se num instantinho. Foi a minha mãe que me ensinou. Os ingredientes são: 1 litro de leite gordo (do dia de preferência), 6 gemas, 6 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha maisena, casca de limão e 1 pau de canela.
Numa panela juntei as gemas, o açúcar, a farinha e a casca de limão. Bati bem com uma colher de pau. Deixei repousar 5 minutos. De seguida juntei o leite e o pau de canela e levei a panela ao lume até engrossar. Tem que se estar sempre a mexer para não pegar. Antes de servir queimei com açúcar e canela.

13 novembro 2007

Bolo de cenoura, canela, maçã e amêndoa picada

A ideia deste bolo surgiu do blog da Anette (http://freakveggie.blogspot.com/) que eu gosto muito e visito diariamente. Eu adoro cenoura, canela e maçã (ingredientes que a Anette também usa muito nos seus docinhos) e então resolvi fazer um bolinho com estes ingredientes todos (espero que ela não se importe das alterações que fiz às suas receitas pois tirei um bocadinho de várias e resultou neste bolo delicioso).
Aqui vai a receita:
3 cenouras cruas, 4 ovos, 1 chávena de açúcar amarelo, ½ chávena de margarina, 2 chávenas de farinha, 1 colher de sobremesa de fermento, 1 colher de sobremesa de canela, ½ chávena de amêndoa picada e 3 maçãs.
Juntei as cenouras, os ovos e a margarina na varinha mágica até ficar líquido. Depois com a batedeira juntei o açúcar, a farinha, o fermento e a canela. No final envolvi a amêndoa picada a as maçãs cortadas às tiras.
Levei ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Um bolo óptimo para estas tardes solarengas acompanhado de um cházinho :-)

10 novembro 2007

Lombo assado com laranja


Este lombo é muito rápido e simples de fazer e fica sempre uma delícia. Basta barrar uma peça de lombo com um pouquinho de banha, alho picado e sal (picar bem o lombo para os temperos entrarem). Regar com o sumo de duas laranjas e levar ao forno. Eu também costumo pôr alecrim pois fica óptimo em assados. As batatinhas são também assadas no forno com sal, tomilho e regadas com um fiozinho de azeite. É tão simples e tão bom.

08 novembro 2007

Pão-de-ló de chocolate com mousse de mascarpone

Vi esta receita no jornal Expresso de dia 27 de Outubro e desde esse dia que andava para a fazer e eis que a visita de uns amigos serviram de mote. A minha foto não está muito boa nem espelha a maravilha desta conjugação de sabores.
Aqui vai a receita (com algumas alterações):Para os mini pão-de-ló são precisos 6 ovos, 12 gemas, 300 gramas de açúcar, 200g de farinha e 200g de chocolate (eu usei uma tablete de chocolate Pantagruel). Bati os ovos com as gemas e o açúcar até ficar esbranquiçado. De seguida juntei a farinha e o chocolate previamente derretido em banho-maria com um pouco de leite. Coloquei esta massa em pequenas formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levei ao forno a 180ºC durante 8 minutos. Ficaram com um aspecto molhadinho, parecia que tinham mousse de chocolate no seu interior.

Para a mousse de mascarpone são precisas 3 claras, 200ml de natas, 500g de mascarpone e 75g de açúcar em pó (na receita original também dizia para pôr umas gotinhas de limão mas como eu não tinha acabei por não pôr). Bati 100ml de natas com o açúcar e bati os outros 100 ml com o mascarpone. Bati as claras em castelo e depois envolvi tudo. Ao servir polvilhei esta mousse com um bocadinho de cacau em pó.

Simplesmente delicioso e com uma apresentação muito agradável.

É verdade, se puderem sirvam os bolinhos acabadinhos de sair do forno que fica muito bom com a mousse fresquinha. Hummm!!!!